Pronto para quebrar o hábito do papel? 7 aplicativos para você e a sua empresa

aDoc • 10 de novembro de 2021

No esforço global para proteger o meio ambiente, o uso de aplicativos para gerenciar o uso de papel também traz importantes benefícios financeiros, funcionais e operacionais para as organizações. Em vista disso, apresentamos a seguir uma lista que inclui algumas ferramentas que podemos usar para reduzir o nosso consumo de papel em aspectos muito gerais do nosso dia a dia e, sobretudo, abreviar drasticamente as impressões desnecessárias e, assim, limitar o desperdício.

Além disso, a capacidade dos funcionários de terem acesso à documentação, mesmo simultaneamente e onde quer que estejam, estimula a colaboração dentro das organizações e aprimora a eficiência e produtividade.

Então, conheça 7 aplicativos úteis para reduzir o consumo de papel, organizar seus documentos e ajudar o planeta. Boa Leitura!

1. Avvoka

Com a Avvoka, você cria versões automatizadas de seus documentos usando um criador de documentos intuitivo e automatizado, o que torna a elaboração de documentos tão rápida quanto responder a um questionário. Ao contrário das ferramentas de automação legadas, o Avvoka não exige codificação. A utilização desta tecnologia digital permite que documentos sejam produzidos e enviados em tempo real para qualquer distância ou dispositivo, aumentando a eficiência e os custos no manuseio do papel. Além disso, um grande número de funções e atividades administrativas que são desenvolvidas com o uso de papel podem migrar facilmente para um ambiente digital, o que também propicia uma contribuição valiosa para a proteção do meio ambiente.

Saiba maisFuncionalidades software de automação de documentos - Avvoka 

2. Todoist

Todoist é um aplicativo para gerenciar tarefas que permite que você divida grandes projetos em subprojetos e defina prazos para concluí-los com mais facilidade. Também incorpora notificações e lembretes e permite que você adicione rótulos e filtros para dar contexto às suas tarefas. Você pode fazer login com uma conta do Google e se integra perfeitamente com Dropbox e Google Drive.

3. RealtimeBoard

Este aplicativo é muito útil, pois permite integrar diversos elementos (textos, imagens, desenhos e notas) em um quadro digital para trabalhar de forma colaborativa para a dinâmica de brainstorming ou para trabalhar na construção de mapas conceituais. Dentro do quadro é possível ter ferramentas para adicionar elementos conforme a necessidade. Depois de concluído, é muito fácil obter o URL da apresentação, salvá-lo em seu computador ou incorporá-lo em um site. 

4. Evernote

O Evernote é uma ferramenta muito útil para organizar qualquer coisa e criar listas de tarefas ou anotar aqueles pequenos detalhes que às vezes nos escapam porque não temos papel e lápis à mão. Este aplicativo permite que você crie notas e documentos completos, capture fotos e crie apresentações rápidas a partir de suas próprias notas. Com o Evernote você pode digitalizar muitos documentos para localizá-los facilmente através das etiquetas que os identificam. É útil 

5. Scannable

É um aplicativo de scanner simples para iPhone que muito adequando para quando você deseja digitalizar documentos para uso posterior. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo quando a câmera já estiver sobre o documento e, em seguida, pressionar o botão de menu para digitalizar. A ferramenta ainda vai mais longe ao oferecer várias configurações que permitem personalizar a forma como você deseja visualizar o documento digitalizado.

6. Expensify 

O Expensify elimina a necessidade de anexar recibos a uma folha de papel ao preencher um formulário impresso. Você poderá digitalizar recibos, bem como outros documentos, para que você possa adicioná-los facilmente aos seus relatórios de despesas. Além disso, o Expensify detecta automaticamente aspectos do seu relatório de despesas, incluindo data, nomes, locais e despesas totais. O aplicativo está disponível para usuários Android e iOS.

7. Scanner Pro

Por fim, o Scanner Pro é mais uma ferramenta eficiente para você digitalizar seus documentos diretamente do smartphone. Esse aplicativo tem a capacidade de captar fotografias de recibos, convites, cartões e qualquer outro documento que lhe venha à mente. O Scanner Pro incorpora algoritmos especiais para processar suas fotos, eliminar sombras e focar o documento corretamente para salvá-lo no formato PDF. Assim é muito mais fácil enviá-los por e-mail ou salvá-los em um serviço de nuvem.

Conclusão

Sem dúvidas, continuaremos precisando do papel, mas com alguns hábitos simples como conhecer e utilizar novos aplicativos podemos iniciar o processo de transição para um ambiente de trabalho sem papel de forma muito mais fácil. Como já citamos em alguns post anteriores, o papel representa 75% dos resíduos de escritório e 35% dos documentos impressos nunca são lidos!

Gostou da nossa lista? Gostaríamos de saber também qual aplicativo você costuma usar que ajuda a evitar o uso de papel, não hesite em compartilhar conosco nos comentários. E, claro, se você achou útil essa postagem, compartilhe com seus amigos!

Veja outros Artigos

31 de julho de 2025
Entenda o que é CLM e como a gestão do ciclo de vida contratual pode trazer eficiência, segurança jurídica e produtividade para sua empresa.
30 de julho de 2025
Transforme contratos em dados estratégicos com CLM. Veja como usar KPIs contratuais para vender mais no B2B. Solicite sua demonstração na aDoc.
Descubra como o CLM pode transformar sua gestão jurídica
29 de julho de 2025
Descubra como o CLM pode transformar sua gestão jurídica, trazendo organização, agilidade e controle total sobre seus contratos e documentos legais.