Por que a automação de documentos é uma das principais tendências para os próximos anos?

aDoc • 15 de maio de 2021

A automação de documentos tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável para as empresas, principalmente em cenários atípicos como o de pandemia. Mas também há fatores adjacentes como a crescente substituição das rotinas administrativas por processos mais ágeis e inteligentes. 

Automação de documentos: principais motivadores desta tendência

A automação já era um assunto em alta em 2019, visto que muitas empresas focaram em minimizar as tarefas de rotina que consumiam muito tempo com tarefas de rotina para que os departamentos especializados se tornassem mais focados. Com o propósito de unir economia de custos e aceleração de processos, a automação já estava no centro de atenção de muitas empresas em 2020.

Assim o ano de 2020 marcou o início de uma onda única de automação em muitas empresas, principalmente quando a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19 expôs nitidamente as fraquezas de vários processos internos de empresas e escritórios de advocacia. Diante disso, a automação de documentos se tornou um impulsionador da digitalização. E é exatamente esse panorama que vamos abordar neste artigo. Boa leitura!

O benefício da automação em um cenário atípico

Sem dúvida, neste novo cenário de transformação, a automação de documentos desempenha um papel central. Na realidade, muitas equipes de trabalho perceberam de repente que não tinham mais acesso aos documentos e modelos da empresa quando passaram a trabalhar em casa. Por outro lado, com as equipes dispersas, revisar e fazer ajustes em documentos em curto prazo tornou-se quase impraticável.

Não é de se admirar, então, que o interesse por soluções de automação para a criação de documentos, petições e contratos tenha aumentado durante a crise. Entretanto, não somente a facilidade de elaborar um contrato em segundos, mas reduzir custos e se tornar mais eficiente também foram motivadores para esse avanço.

Segundo a Forrester Research, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, a automação de documentos se tornou uma forte tendência em 2021 em função do trabalho remoto, os avanços técnicos da própria tecnologia e também pela necessidade de agir rapidamente diante da crise. Por tudo isso, a Forrester espera grandes avanços no gerenciamento de documentos.

Tendência que deve se prolongar pelos próximos anos. Ou seja, os especialistas afirmam que essa é uma tendência indispensável em tempos de incertezas, recessão global e home office. Esse tipo de cenário revindica exige cada vez mais a transferência de processos humanos para sistemas técnicos autônomos e independentes.

Mais automação e menos rotinas administrativas

De acordo com os analistas, os investimentos em soluções de automação de documentos são motivados também por motivos de segurança, conformidade e mais agilidade em seus processos. No setor jurídico, por exemplo, uma parte considerável do tempo de trabalho é gasto em tarefas administrativas, como processos de revisão e aprovação.

Neste sentido, o uso de soluções de software para automação de documentos não é apenas uma tendência, visto que a automação pode reduzir significativamente o esforço administrativo envolvido em documentos jurídicos.

Além disso, esse novo padrão estabelecido - que reduz erros manuais, custos e tempo na criação de documentos - garante novos serviços para os clientes baseados em modelos padronizados e em conformidade. Assim nos deparamos com uma tecnologia que não resolve problemas tanto em tempos de recessão global, trabalho remoto e adaptação urgente, mas pela necessidade das empresas de abandonarem processos desatualizados e tornarem-se mais eficientes em suas estratégias em longo prazo.

Alguns fatores que legitimam a automação de documentos: 

  • Economia de tempo e custos
  • Padronização de diretrizes de conformidade
  • Gestão de cláusulas digitais
  • Administração central
  • Redução de erros
  • Criação guiada de documentos
  • Cooperação simples e moderna

Nesse contexto, é difícil subestimar que a automação de documentos é fundamental para converter os pontos fracos que envolve a criação e gerenciamento de documentos em pontos fortes e cria oportunidades para as empresas crescerem em qualquer cenário de transformação digital. Porque cada vez mais, independente do cenário, as pessoas desejam se livrar de tarefas que tomam um valioso tempo e o impedem de serem mais estratégicos ou se concentrar em atividades-foco.

Afinal, a forma de fazer as coisas está em constante evolução e realizar tarefas que tornam os processos mais lentos já não se encaixam mais nos sistemas atuais. Em suma, a automação inteligente é o primeiro passo das muitas possibilidades que a tecnologia cria valor agregado aos negócios.

E quanto a você? Já pensou em automatizar esse processo? Compartilhe conosco nos comentários qual a sua principal dificuldade ou desafio em relação a criação e gestão de documentos ????


Veja outros Artigos

Guia Completo
25 de julho de 2025
Saiba como otimizar a gestão de contratos na sua empresa, reduzindo riscos, aumentando a produtividade e adotando tecnologia de ponta.
automação adoc
18 de julho de 2025
Automatize documentos com precisão e agilidade. Conheça aDoc, a plataforma no-code que elimina erros, retrabalho e melhora a produtividade jurídica.
Gestão de contratos centralizada
15 de julho de 2025
A gestão de contratos é uma das tarefas mais críticas para empresas que lidam com grandes volumes de documentos e múltiplos fluxos de aprovação. Se mal estruturado, esse processo se torna um gargalo que consome tempo e reduz a visibilidade sobre os riscos e prazos contratuais. Com a aDoc, você unifica toda a gestão contratual em um ambiente digital seguro, acessível e colaborativo. Pastas compartilhadas por equipe, controle de permissões e versionamento automatizado permitem que times jurídicos e administrativos atuem com agilidade e segurança. Uma plataforma única para seu portfólio contratual Centralizar os contratos em uma única plataforma não é apenas uma questão de organização, é uma medida estratégica. Ao eliminar a fragmentação de documentos entre e-mails, pastas locais e sistemas paralelos, sua empresa passa a operar com mais controle, rastreabilidade e agilidade. Com a estrutura de pastas de equipe, a organização se torna intuitiva, cada área da empresa pode gerenciar seus contratos com autonomia e padronização: Acesso unificado a todos os documentos; Rastreabilidade total de versões, assinaturas e interações; Redução de retrabalho e perda de tempo com buscas manuais. Gerenciamento digital com automação e inteligência Automatizar processos contratuais ajuda a reduzir reduzir erros humanos e liberar tempo da equipe para tarefas estratégicas. Um CLM com recursos de inteligência elimina etapas operacionais repetitivas, permite padronização e garante conformidade jurídica em todas as fases do contrato. Nossa plataforma simplifica tarefas rotineiras como: Criação e adaptação de modelos contratuais ; Coleta de assinaturas eletrônicas com validade jurídica; Controle de prazos e alertas automáticos para renovações. Fluxos de trabalho colaborativos Quando múltiplos departamentos participam do processo contratual, jurídico, compras, comercial, a colaboração precisa ser estruturada e fluida. A ausência de um fluxo claro gera gargalos, retrabalho e insegurança sobre o status dos documentos. Com os fluxos de trabalho automatizados da aDoc, sua equipe pode: Enviar contratos para aprovação com poucos cliques; Atribuir responsabilidades por etapa; Acompanhar em tempo real o status de cada contrato. Organização por pastas e controle de acessos Uma gestão de contratos eficaz começa com a organização lógica e o controle sobre quem pode acessar o quê. Ao estruturar documentos por categorias como tipo de contrato, área responsável ou cliente atendido, sua empresa reduz o risco de perda de informações, evita duplicidades e facilita o cumprimento de políticas internas de compliance e auditoria. Além disso, um sistema CLM moderno permite granularidade nos acessos — ou seja, diferentes níveis de permissão para cada colaborador ou setor, garantindo confidencialidade e agilidade nas operações do dia a dia. Pastas inteligentes permitem a gestão descentralizada, mas controlada. Criar pastas por tipo de contrato, área ou cliente; Atribuir permissões de visualização ou edição por perfil; Trabalhar de forma remota com total segurança documental. Compartilhamento com segurança e rastreabilidade Compartilhar contratos com partes externas é uma necessidade rotineira, mas ela deve ser feita com controle. A rastreabilidade garante que você saiba exatamente quem interagiu com o documento, quando e o que foi alterado, evitando riscos legais e operacionais. Neste sentido, o sistema registra: Quem acessou; Quando abriu; Quais alterações foram feitas. Gestão de contratos com inteligência Organizar contratos não precisa ser um pesadelo operacional. Com a aDoc, sua empresa transforma esse processo em um diferencial competitivo. Ao automatizar a gestão documental, você ganha mais tempo, reduz riscos e melhora a governança. Solicite sua demonstração gratuita e descubra como levar sua gestão de contratos para outro patamar.