O que é uma ferramenta de colaboração? Aqui está porque é importante.

aDoc • 6 de março de 2022

As ferramentas colaborativas são programas que coordenam tarefas em grupo. Em um espaço digital, elas permitem a comunicação entre membros, o compartilhamento de arquivos, e a edição de dados; tudo isso on...

As ferramentas colaborativas são programas que coordenam tarefas em grupo. Em um espaço digital, elas permitem a comunicação entre membros, o compartilhamento de arquivos, e a edição de dados; tudo isso on time (em tempo real) para que o trabalho seja concluído com a participação ativa de todos. Saiba mais!

Ferramentas de Colaboração: ultrapassando barreiras físicas

O desenvolvimento da sociedade e da tecnologia complexificou as relações sociais e laborais, já que o ambiente de trabalho não se restringe apenas ao espaço físico que o compõe, mas engloba uma rede de indivíduos e suas habilidades. Nesse contexto, surge a ferramenta colaborativa, um software da globalização, o qual é capaz de conectar pessoas de diversos lugares, e, principalmente, com ideias diferentes. 

Tal ferramenta é um símbolo da contemporaneidade, pois pode ser acessada em qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet, como celular, tablet, notebook ou computador. Mas como essas ferramentas são utilizadas? É o que vamos explorar a seguir.

Como uma reunião presencial

Além da facilidade de acesso, a ferramenta de colaboração reproduz um encontro presencial. Isso ocorre devido a presença ativa de todos os usuários durante uma videoconferência ou um chat, nos quais os participantes compartilham arquivos e ideias on time. Dessa maneira, mantém-se o processo deliberativo, como em uma reunião física.

Relevância na pandemia 

O distanciamento social, recomendado pelos órgãos de saúde, em razão da alta transmissão de Covid-19, forçou instituições a reinventarem a forma de trabalhar em grupo. Reuniões, palestras, aulas expositivas e conferências, por exemplo, tornaram-se integralmente remotas. Por isso, as ferramentas de colaboração assumiram papel indispensável às empresas e às universidades. 

Tais programas não só permitiram a continuidade dos projetos que estavam em curso, como também a elaboração de novos trabalhos. Nota-se esse sucesso, atualmente, na integração entre o trabalho remoto e o presencial, possibilitando novas formas de integração e de organização para diversas instituições. 

Algumas ferramentas colaborativas que podem ajudar você e sua equipe

Apesar de cada software ou aplicativo ter suas especificidades, adequadas a diferentes propostas, a colaboração entre os usuários e o compartilhamento de informações e de ideias são a base dos desenvolvedores. 

1. Zoom

Zoom é um software criado para transmitir reuniões e aulas expositivas ao vivo. Além do compartilhamento de som e de imagem, os participantes podem interagir por meio de um chat.

2. Google Meet

Semelhante ao Zoom, o Google Meet é desenvolvido para a transmissão de som e de imagem on time; seu design, porém, reproduz uma sala de aula, com o intuito de atrair o público do ambiente escolar.

3. Microsoft Teams

É uma plataforma unificada e diversificada da Microsoft. Nela, pode-se organizar equipes, realizar videoconferências, iniciar e manter chats, armazenar arquivos, e gerenciar tarefas. Entre as ferramentas de colaboração citadas, esta é a mais coringa, pois integra muitas demandas em um só programa. 

4. Anki

Anki é um aplicativo excelente para memorização. Ele utiliza um sistema de revisão espaçada com cards(cartas) de resumo. Os usuários podem criar e compartilhar flashcards de diversos temas e assuntos. Assim, estudam em conjunto para provas e concursos, ou fixam falas para apresentações. 

5. Evernote

O Evernote é um software de organização para pessoas criativas. Além da facilidade de armazenar arquivos, cada projeto pode ser gerenciado a partir de notas, calendários, e listas. Tudo isso em uma plataforma com design avançado. 

6. Asana

Asana é um software de gerenciamento empresarial. Por intermédio dele, a instituição consegue organizar o trabalho da equipe de forma remota, criando metas e distribuindo tarefas. Ademais, os trabalhadores podem ser monitorados, mediante o sistema Kanban, um quadro constantemente atualizado com as tarefas feitas da equipe, o que permite acompanhar seu progresso.

7. Notion 

Notion é um aplicativo de organização pessoal. Os usuários podem criar seus próprios templates ou utilizar layouts compartilhados por outros. Nesse aplicativo, pode-se acompanhar o progresso de metas individuais como também escrever seu próprio diário, além de criar variedades de planilhas. 

8. Avvoka

Não se pode esquecer que, no ambiente virtual, contratos e documentos precisam ser criados, revisados e assinados. Para isso, existe o software de automação de documentos Avvoka, um programa que ajuda a elaborar documentos digitalmente. Dessa maneira, os colaboradores não precisam se deslocar para firmar acordos. Além disso, o software ajuda o meio ambiente, porque reduz o uso de papel e de tinta. 

Ainda não conhece nossa plataforma de automação de documentos? Clique no botão abaixo e descubra como a nossa solução pode ajudar a criar, revisar e aprovar documentos de forma totalmente colaborativa.

Veja outros Artigos

Legaltech Adoc
30 de junho de 2025
Descubra como a LegalTech aDOC está transformando o jurídico com tecnologia sob medida, automação e soluções personalizadas para escritórios, empresas e órgãos públicos.
Fluxograma com etapas de elaboração e gestão de contrato de projeto corporativo
28 de junho de 2025
Descubra como um contrato de projeto protege sua empresa, organiza responsabilidades e minimiza riscos jurídicos em parcerias e serviços.
governança contratual
26 de junho de 2025
Entenda como a Governança Contratual fortalece a segurança jurídica e traz eficiência, previsibilidade e redução de riscos para as empresas.