Conheça os benefícios da automação de documentos para o agronegócio

aDoc • 29 de agosto de 2021

O digital é o caminho do futuro - algo que é especialmente verdadeiro para todos os setores da economia, inclusive o agronegócios. Confira como este setor tem se mostrado receptivo a novas tecnologias, inclusive em relação à automação de documentos.

Como a tecnologia tem impulsionado o crescimento do agronegócio?

O setor do agronegócio é destaque econômico e social no Brasil, responsável por posicionar o país como um player global na produção de alimentos. No ano de 2021, foi o único setor da economia que não arrefeceu seu crescimento. Pelo contrário, no primeiro trimestre de 2021, os setores da indústria e serviços cresceram aproximadamente 0,5%, enquanto o Agro cresceu 5,7%.
                                                                                                                                                                                           

setor do agronegócio no Brasil desponta recordes de produção, mesmo durante o período da pandemia, colocando o país não apenas como produtor, mas como um dos maiores exportadores de commodities, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja.

 Nos últimos 20 anos, a modernização das práticas agropecuárias e a adoção de tecnologias no campo possibilitou colher mais e tornar os sistemas produtivos melhores no uso da terra e dos recursos. No caso da produção de milho no Brasil, por exemplo, nesse período houve um aumento de 126% na produtividade de grãos, enquanto o incremento em área ocupada pela cultura foi de 34%. E cada vez mais os sistemas de produção agropecuários deverão conferir eficiência e sustentabilidade por conta da escassez de novas áreas agricultáveis bem como aos riscos oriundos das mudanças climáticas. O campo demonstra seu relevante impacto na economia atual e que tende a crescer muito nas próximas décadas em virtude da demanda mundial de alimentos. 

A tecnologia no mundo Agro: da precisão à automação

A tecnologia trouxe mudanças significativas ao setor do Agronegócio. A incorporação tecnológica do Agro no Brasil apresentou um salto significativo com a adoção da agricultura de precisão e pela busca de práticas cada vez mais sustentáveis. A atividade pecuária experimenta também o uso de dispositivos e processos tecnológicos que melhoram o monitoramento, o bem-estar e o desempenho dos animais. Essas tecnologias embarcadas no maquinário agrícola ou no monitoramento remoto trouxeram precisão nas operações e no manejo à campo.

Entretanto, mais recentemente, houve uma nova escalada tecnológica nos modelos de produção com a incorporação da agricultura digital. Assim, o campo ascendeu à era das máquinas e veículos autônomos, drones e robôs com sensores, marcada pela automação, conectividade e geração de dados sobre a atividade agrícola e pecuária, permitindo maior eficiência, redução de custo e assertividade do negócio dentro da porteira.

Como aplicar a automação de documentos no agronegócio? 

Se na produção de alimentos à campo, a adoção da tecnologia tem se tornado imprescindível para produzir mais e melhor, por outro lado a administração do negócio, a relação com os fornecedores e cooperativas visando efetivar aquisição de insumos e comercialização da produção implica em uma quantidade vultosa de documentos e esforços para o seu gerenciamento. 

A pouco tempo atrás, todos os registros de campo ou da comercialização da produção eram feitos de forma rudimentar, manual, onde o controle das atividades também dependia de pranchetas com registros de estoques, cadernos de campo, incorporados ou não com o uso de aplicativos simples de planilhas eletrônicas. Organizar e criar novos documentos em conformidade demanda um tempo precioso na gestão de qualquer negócio, especialmente no agronegócio, no qual o ritmo dos esforços para a produzir, diferentemente das indústrias, depende de uma complexidade de fatores, dos quais muitos não se podem controlar.

Com a modernização das ferramentas tecnológicas para administração, tornou-se possível agilizar processos e a atividade econômica com base na automação de documentos. Quanto menos tempo uma tarefa demora para ser concluída, maior é o tempo que pode ser usado para outras atividades. E, é sempre importante lembrar: tempo é dinheiro, em qualquer negócio.

O trabalho no escritório não é um dos passatempos favoritos da ampla maioria dos produtores rurais. A criação e o processamento de documentos, relatórios, recibos e, em seguida, o arquivamento adequado para, então, armazená-los com segurança, por vezes além dos prazos legalmente prescritos, requer um sistema de automação de documentos bem estruturado. 

Sem um sistema de automação, consequências desagradáveis ​​podem ser inevitáveis:


  • Durante uma auditoria fiscal, os documentos podem não ser encontrados;
  • Falta de conformidade nos pedidos de insumos e nos relatórios enviados às cooperativas e/ou investidores da atividade;
  • Datas e prazos de contratos são perdidos ou apresentar inconformidades na elaboração dos documentos;
  • O planejamento básico e as tarefas organizacionais da fazenda são malfeitas, tarde demais ou nem chegam a ser executadas.

Principais benefícios da automação para o agronegócio

Soluções para a automação de documentos no agronegócio vão desde a eliminação e a necessidade de arquivamento e armazenamento físico de documentos até a localização rápida e fácil de contratos, pedidos de compras, faturas, etc.

1. Conformidade e agilidade na criação de documentos

A automação ajuda os usuários a criar documentos com mais rapidez e garante que eles sejam criados sempre com perfeição. Simplifica o processo manual de criação do primeiro rascunho de um documento. Você só tem a tarefa fácil de responder a um questionário, e isso puxa dados para personalizar seu documento conforme desejado.

A Avvoka, por exemplo, é uma plataforma verdadeiramente sem código, ao contrário de outras ferramentas legadas. Com a Avvoka, a automação é visual, intuitiva e os usuários não precisam conhecer nenhuma linguagem de codificação ou marcação para criar seus documentos e garantir uma redação rápida e precisa.

2. Economia de tempo

Em vez de criar vários documentos individualmente, você pode concluí-los todos ao mesmo tempo. É possível redigitar os mesmos dados para vários documentos. Para isso, o usuário responde apenas a uma pergunta multifuncional para documentos relacionados. Da mesma forma, é possível armazenar documentos juntos. Na plataforma da Avvoka, por exemplo, os documentos são vinculados para que você possa sempre encontrar documentos relacionados entre si.

3. Processos de trabalho mais eficientes

O software permite automatizar formas de trabalho e processos, como fluxos de aprovação. Soluções que oferecem fluxos de trabalho como a Avvoka permitem criar sequências de fluxo de trabalho como, por exemplo 'adicionar usuário financeiro X se o valor do principal do empréstimo estiver acima de Y'.

Ou seja, os usuários podem criar uma sequência de eventos colocados em movimento assim que o modelo é criado, evitando que o documento seja enviado a uma contraparte ou assinado se uma aprovação específica permanecer pendente.

4. Acelerar os negócios

Atualmente, a velocidade é fundamental ao evoluir no acelerado mundo dos negócios. A automação do fluxo de trabalho agiliza a execução de contratos, permitindo que os funcionários se movam mais rapidamente e se voltem para as atividades e negócios que geram valor, inclusive financeiro.

5. Armazenamento centralizado e organização

A organização é a chave para gerenciar com eficácia todos os diferentes contratos com os quais o agronegócio trabalha ao longo de seus ciclos de vida. Uma das melhores maneiras de fazer isso é usar um sistema de automação que conta com um repositório central de documentos. Isso oferece aos usuários acesso rápido e fácil aos dados e informações dos documentos.

Gostou de saber que a automação de documentos também pode acelerar os negócios no setor agropecuário? Acesse o site da aDoc e agende uma demo hoje mesmo.


Veja outros Artigos

jurimetria, automação de documentos, análise preditiva, gestão de prazos, provas, compliance
10 de dezembro de 2025
10 estratégias de IA para advogados ganharem mais casos, com pesquisa jurídica avançada, automação, análise de risco, gestão de provas e decisões baseadas em dados.
10 passos para otimizar a gestão de contratos com software (CLM): mapear o ciclo
5 de dezembro de 2025
Otimize a gestão de contratos com CLM: mapeie o ciclo, defina KPIs, padronize modelos, automatize aprovações e assinaturas, centralize prazos, use IA e integre.
Estruturação de cláusulas ESG com métricas e auditoria
30 de novembro de 2025
Cláusulas ESG exigem métricas, auditoria e supervisão. Saiba como estruturar obrigações verificáveis e proteger a cadeia de fornecimento com segurança jurídica.