
Para se referir às grandes mudanças socioeconômicas que ocorreram com as tecnologias de informação e comunicação, a revolução digital também é frequentemente chamada de "Quarta Revolução Industrial" ou ainda Indústria 4.0.
4 pontos fundamentais ajudam a enquadrar o fenômeno da Indústria 4.0:
- o uso de dados como ferramenta de criação de valor (Big Data);
- a extração de valor dos dados coletados (analítica);
- interação homem-máquina;
- a transição do digital para o real na forma de bens e serviços produzidos.
Em vista disso, é importante e essencial para as empresas aproveitar as novas oportunidades no campo digital e fazer da 4 Revolução Industrial o motor de um novo ciclo de desenvolvimento.
Mesmo as pequenas empresas podem ativar um caminho competitivo de transformação digital e tomar todas as medidas necessárias para ter acesso a novas tecnologias, competências e recursos.
Para os especialistas, uma das maiores forças que acompanham o crescimento das empresas é certamente dada pela visibilidade na web e nos canais sociais: ferramentas que permitem ampliar ao máximo os conceitos de conhecimento, partilha e relacionamento.
De modo geral, as novas tecnologias digitais terão um impacto profundo no contexto de diretrizes de desenvolvimento que dizem respeito ao uso de dados, poder de computação e conectividade, big data, Internet das coisas e computação em nuvem para centralização e armazenamento de informações.
Aqui estão 5 ferramentas que toda e qualquer empresa pode aproveitar para fazer da transformação digital uma oportunidade de crescimento.
1. Internet e Google
Da internet nasceu a revolução digital em todos os seus aspectos. Na verdade, foi a transmissão de dados em formato digital entre dois computadores localizados a grandes distâncias entre eles que permitiu a existência da digitalização.
Concomitante ao crescimento da internet, surgiu o desenvolvimento de portais, sites usados por bilhões de pessoas como ponto de acesso à rede para realizar suas operações ou para acabar em sites adicionais adequados às vicissitudes do momento.
O motor de busca que permite encontrar facilmente qualquer tipo de site é o Google e para a revolução digital é uma ferramenta fundamental. Saber usar o Google, mas também, para uma empresa, saber se dar a conhecer no Google, é o mais imediato que pode haver para alcançar o maior número de pessoas possível.
Não é por acaso que o SEO , que lida com a otimização de sites em buscadores como o Google, é uma das profissões digitais mais procuradas de todos os tempos.
2. e.Commerce
Entre as atividades que permitem obter maior lucro utilizando a internet e o digital está o comércio eletrônico , a que todos agora se referem com a palavra e-commerce. Para uma empresa que vende produtos por meio da atividade física, o e-commerce pode ser uma fonte monumental de receita e até superar as vendas físicas.
O comércio eletrônico nada mais é do que a atividade comercial realizada através das tecnologias de informação, ou seja, qualquer tipo de transação que se destina a vender um produto ou serviço na web em vez de localmente.
3. Redes sociais
As redes sociais nada mais são do que redes sociais compostas por indivíduos e organizações que se interconectam graças a vínculos que podem ou não surgir na vida real (parentes, amigos, conhecidos, atividades de interesse etc.).
Para aproveitar ao máximo a revolução digital, você também precisa saber como usar as redes sociais para anunciar e atingir seu público - alvo As redes sociais fornecem muitas ferramentas para permitir que as empresas aumentem sua visibilidade.
Entre eles encontramos, por exemplo, anúncios patrocinados, que permitem, mediante o pagamento de determinada quantia, atingir todos os tipos de usuários que a empresa acredita ter interesse em seu produto ou serviço. Para se tornar conhecido nas redes sociais, você também pode estabelecer colaborações com quem tem muitos seguidores. E essas são apenas algumas das muitas atividades úteis para ganhar visibilidade.
4. Computação em nuvem
A computação em nuvem é uma tecnologia que permite usar recursos de computação de hardware e software disponíveis online como se fossem recursos locais . Isso é possível graças aos serviços de redes de servidores remotos que podem ser acessados por meio de uma simples conexão à Internet.
O terminal do usuário é então usado como uma interface para usar serviços e conteúdos compartilhados online, sem salvá-los na memória do seu dispositivo, sem usar programas dedicados e às vezes sem a necessidade de um sistema operacional.
A computação em nuvem é muito utilizada em setores como música, editorial, cinema e distribuição e pode ser de 3 tipos:
- SAAS : significa software como serviço e indica o uso de programas por meio de um servidor web
- PAAS : plataforma como serviço e permite que você use uma plataforma de software com vários serviços
- IAAS : infraestrutura como serviço e consiste no uso remoto de recursos de hardware como PCs e servidores
5. Big Data
Big data é uma coleção extremamente grande de dados de informação, não apenas em volume, mas também em velocidade e variedade. Big data é uma entidade tão grande que certas tecnologias e métodos analíticos são necessários para extrair desses dados seu valor e o conhecimento que deriva deles.
Com o big data, um grande número de dados heterogêneos pode ser analisado e relacionado entre si para descobrir o que vincula diferentes eventos e prever o que acontecerá no futuro. Com o big data é possível, por exemplo, quantificar o desempenho de uma empresa e dos processos de negócios.
O processo de extrapolação e análise de big data ocorre em várias etapas:
- Geração e extração;
- Extração e limpeza de informações;
- Armazenamento e integração;
- Modelagem;
- Em processamento;
- Análises;
- Interpretação de resultados;
- Decisões a serem tomadas com base nos resultados.
Conclusão
Saber escolher a ferramenta certa e ter as competências internas para governar essa transição é a base para uma transformação de sucesso e faz a diferença no desempenho da empresa. A habilidade está em saber como construir uma estratégia integrada que combine diferentes mídias e ferramentas. O mais importante é identificar os caminhos digitais certos.