As 5 melhores ferramentas para enfrentar a revolução digital

aDoc • 11 de setembro de 2021

Para se referir às grandes mudanças socioeconômicas que ocorreram com as tecnologias de informação e comunicação, a revolução digital também é frequentemente chamada de "Quarta Revolução Industrial" ou ainda Indústria 4.0. 

4 pontos fundamentais ajudam a enquadrar o fenômeno da Indústria 4.0:

  • o uso de dados como ferramenta de criação de valor (Big Data);
  • a extração de valor dos dados coletados (analítica);
  • interação homem-máquina;
  • a transição do digital para o real na forma de bens e serviços produzidos.

Em vista disso, é importante e essencial para as empresas aproveitar as novas oportunidades no campo digital e fazer da 4 Revolução Industrial o motor de um novo ciclo de desenvolvimento. 

Mesmo as pequenas empresas podem ativar um caminho competitivo de transformação digital e tomar todas as medidas necessárias para ter acesso a novas tecnologias, competências e recursos.

Para os especialistas, uma das maiores forças que acompanham o crescimento das empresas é certamente dada pela visibilidade na web e nos canais sociais: ferramentas que permitem ampliar ao máximo os conceitos de conhecimento, partilha e relacionamento. 

De modo geral, as novas tecnologias digitais terão um impacto profundo no contexto de diretrizes de desenvolvimento que dizem respeito ao uso de dados, poder de computação e conectividade, big data, Internet das coisas e computação em nuvem para centralização e armazenamento de informações. 

Aqui estão 5 ferramentas que toda e qualquer empresa pode aproveitar para fazer da transformação digital uma oportunidade de crescimento.

1. Internet e Google

Da internet nasceu a revolução digital em todos os seus aspectos. Na verdade, foi a transmissão de dados em formato digital entre dois computadores localizados a grandes distâncias entre eles que permitiu a existência da digitalização.

Concomitante ao crescimento da internet, surgiu o desenvolvimento de portais, sites usados ​​por bilhões de pessoas como ponto de acesso à rede para realizar suas operações ou para acabar em sites adicionais adequados às vicissitudes do momento.

O motor de busca que permite encontrar facilmente qualquer tipo de site é o Google e para a revolução digital é uma ferramenta fundamental. Saber usar o Google, mas também, para uma empresa, saber se dar a conhecer no Google, é o mais imediato que pode haver para alcançar o maior número de pessoas possível.

Não é por acaso que o SEO , que lida com a otimização de sites em buscadores como o Google, é uma das profissões digitais mais procuradas de todos os tempos.

2. e.Commerce 

Entre as atividades que permitem obter maior lucro utilizando a internet e o digital está o comércio eletrônico , a que todos agora se referem com a palavra e-commerce. Para uma empresa que vende produtos por meio da atividade física, o e-commerce pode ser uma fonte monumental de receita e até superar as vendas físicas.

O comércio eletrônico nada mais é do que a atividade comercial realizada através das tecnologias de informação, ou seja, qualquer tipo de transação que se destina a vender um produto ou serviço na web em vez de localmente.

3. Redes sociais

As redes sociais nada mais são do que redes sociais compostas por indivíduos e organizações que se interconectam graças a vínculos que podem ou não surgir na vida real (parentes, amigos, conhecidos, atividades de interesse etc.).

Para aproveitar ao máximo a revolução digital, você também precisa saber como usar as redes sociais para anunciar e atingir seu público - alvo As redes sociais fornecem muitas ferramentas para permitir que as empresas aumentem sua visibilidade.

Entre eles encontramos, por exemplo, anúncios patrocinados, que permitem, mediante o pagamento de determinada quantia, atingir todos os tipos de usuários que a empresa acredita ter interesse em seu produto ou serviço. Para se tornar conhecido nas redes sociais, você também pode estabelecer colaborações com quem tem muitos seguidores. E essas são apenas algumas das muitas atividades úteis para ganhar visibilidade.

4. Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite usar recursos de computação de hardware e software disponíveis online como se fossem recursos locais . Isso é possível graças aos serviços de redes de servidores remotos que podem ser acessados ​​por meio de uma simples conexão à Internet.

O terminal do usuário é então usado como uma interface para usar serviços e conteúdos compartilhados online, sem salvá-los na memória do seu dispositivo, sem usar programas dedicados e às vezes sem a necessidade de um sistema operacional.

A computação em nuvem é muito utilizada em setores como música, editorial, cinema e distribuição e pode ser de 3 tipos:

  • SAAS : significa software como serviço e indica o uso de programas por meio de um servidor web
  • PAAS : plataforma como serviço e permite que você use uma plataforma de software com vários serviços
  • IAAS : infraestrutura como serviço e consiste no uso remoto de recursos de hardware como PCs e servidores

5. Big Data

Big data é uma coleção extremamente grande de dados de informação, não apenas em volume, mas também em velocidade e variedade. Big data é uma entidade tão grande que certas tecnologias e métodos analíticos são necessários para extrair desses dados seu valor e o conhecimento que deriva deles.

Com o big data, um grande número de dados heterogêneos pode ser analisado e relacionado entre si para descobrir o que vincula diferentes eventos e prever o que acontecerá no futuro. Com o big data é possível, por exemplo, quantificar o desempenho de uma empresa e dos processos de negócios.

O processo de extrapolação e análise de big data ocorre em várias etapas:

  • Geração e extração;
  • Extração e limpeza de informações;
  • Armazenamento e integração;
  • Modelagem;
  • Em processamento;
  • Análises;
  • Interpretação de resultados;
  • Decisões a serem tomadas com base nos resultados.

Conclusão

Saber escolher a ferramenta certa e ter as competências internas para governar essa transição é a base para uma transformação de sucesso e faz a diferença no desempenho da empresa. A habilidade está em saber como construir uma estratégia integrada que combine diferentes mídias e ferramentas. O mais importante é identificar os caminhos digitais certos. 


Veja outros Artigos

jurimetria, automação de documentos, análise preditiva, gestão de prazos, provas, compliance
10 de dezembro de 2025
10 estratégias de IA para advogados ganharem mais casos, com pesquisa jurídica avançada, automação, análise de risco, gestão de provas e decisões baseadas em dados.
10 passos para otimizar a gestão de contratos com software (CLM): mapear o ciclo
5 de dezembro de 2025
Otimize a gestão de contratos com CLM: mapeie o ciclo, defina KPIs, padronize modelos, automatize aprovações e assinaturas, centralize prazos, use IA e integre.
Estruturação de cláusulas ESG com métricas e auditoria
30 de novembro de 2025
Cláusulas ESG exigem métricas, auditoria e supervisão. Saiba como estruturar obrigações verificáveis e proteger a cadeia de fornecimento com segurança jurídica.