A filosofia por trás da automação de documentos é simples: Eficiência

aDoc • 4 de maio de 2022

a filosofia da automação busca melhorar a qualidade não somente de documentos, mas de todo o fluxo de trabalho documental. Ou seja, otimizar o sistema de produção eliminando erros, lacunas e imprecisões,...

Melhoria de produtividade e de processos, qualidade e padronização com foco na Eficiência. Podemos afirmar que a automação de documentos tem um objetivo muito básico: criar documentos de alta qualidade, em pouco tempo e produzidos da forma mais eficiente.

Na verdade, a filosofia da automação busca melhorar a qualidade não somente de documentos, mas de todo o fluxo de trabalho documental. Ou seja, otimizar o sistema de produção eliminando erros, lacunas e imprecisões, com um objetivo final: Eficiência.

Mas não somente o trabalho manual é entendido como perda de tempo ou ineficiente. Os custos são minimizados, informações valiosas são obtidas em cada processo (graças à transformação digital), o risco de um documento sem erros é reduzido.

Além disso, a automação de documentos não inclui somente a área jurídica, mas também os departamentos de recursos humanos, marketing, e qualquer área ou departamento da empresa. Também fornecedores, com os quais, por exemplo, as empresas fazem acordos.

Sob este prisma, em toda a empresa, independentemente do setor de atuação, é possível aumentar a produtividade dos funcionários, reduzir erros e aumentar a conformidade do processo.

Depois de resumir brevemente em que consiste a filosofia, vejamos alguns pontos essenciais que moldam o processo de criação de documentos para melhor.

Ferramentas de automação de documentos e novas definições

Aumenta a agilidade e impulsiona a inovação

Você pode se adaptar rápida e facilmente a qualquer mudança em seus contratos. Você não tem que fazer muito trabalho. Ao eliminar a necessidade de trabalho manual, a equipe pode se concentrar no trabalho estratégico e aumentar a competitividade da empresa.

Melhora a comunicação entre as equipes

Com recursos de arquivamento e fluxo de trabalho, qualquer pessoa dentro ou fora da empresa pode trabalhar com eficiência em qualquer lugar. Os funcionários podem se comunicar sem problemas e colaborar com clientes, parceiros, fornecedores e outros funcionários.

Minimizar riscos

É possível arquivar e recuperar rapidamente os dados dos documentos, para ter melhor controle sobre suas informações ao longo de seu ciclo de vida do contrato, sem a preocupação de perder as informações.

Manter a conformidade

É possível gerenciar e armazenar quaisquer dados de acordo com as políticas internas, regulamentos do setor e requisitos legais.

Melhoria da produtividade dos funcionários

Fluxos de trabalho e processos aprimorados ajudam os funcionários a trabalhar com mais eficiência e se concentrar em tarefas importantes.

Com os recursos de automação de documentos é possível alcançar um aumento significativo de produtividade em mais de 80%. Um amplo conjunto de ferramentas, todas elas com uma utilidade específica.

Automação para hoje, expansão para amanhã

Com alta agilidade, recursos de segurança, é possível resolver as principais dores de criar documentos, enquanto a empresa cresce e se expande para necessidades futuras, visto que a automação de documentos oferece um hub perfeito para conciliar a eficiência dos recursos disponíveis, a eficácia para atender às expectativas dos clientes e a inovação constante.

Veja outros Artigos

contratos inteligentes, tecnologia no setor jurídico, blockchain jurídico, smart contracts,
30 de agosto de 2025
Contratos inteligentes transformam o setor jurídico com blockchain e automação, trazendo eficiência, transparência e segurança para a gestão de acordos.
transformação digital, tecnologia no setor jurídico, gestão de contratos, automação jurídica, jurime
28 de agosto de 2025
A transformação digital no setor jurídico revoluciona fluxos de trabalho, contratos e segurança da informação. Saiba como modernizar seu departamento jurídico.
A importância da gestão de contratos na administração pública
27 de agosto de 2025
Gestão de contratos públicos exige planejamento, controle de prazos, prevenção de riscos e transparência para garantir eficiência e legalidade.